Quem Somos

A “Associação Lar Espírita Cristão Elizabeth” (ALECE), é uma associação civil de assistência social, religiosa, filantrópica e cultural, sem fins lucrativos, que visa desenvolver projetos e atividades que tragam capacitação, desenvolvimento e qualidade de vida para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, proporcionando, assim, ações centradas na transformação social e na redefinição do caráter do ser frente a sociedade.

Nossa História

O Lar iniciou suas atividades de modo singelo, através de iniciativas focadas na valorização humana. No princípio, João Elias e Fernando Kunyo Isobata, junto com um grupo de amigos, iam de casa em casa no bairro da Vila Baiana, pregando a prática do Evangelho Segundo o Espiritismo. Dada a precariedade das condições da comunidade Vila Baiana, além da palavra, doavam, em cada moradia pela qual passavam, gêneros alimentícios e outros bens necessários para subsistência.

Com o desencarne da Sra. Elizabeth K. Isobata, esposa de Fernando, em um acidente de carro, João e Fernando, seguindo os benditos exemplos de Chico Xavier, resolveram fundar a Associação Lar Espírita Cristão Elizabeth -  ALECE.

Sensibilizados com a situação local e com os objetivos da instituição, os herdeiros da Sra. Elizabeth decidiram ceder a propriedade para Associação Lar Espírita Cristão Elizabeth, sendo este, até os dias atuais, o imóvel onde está situada a sede da entidade. A construção da ALECE foi realizada através de diversas ações e eventos sociais destinados à arrecadação de recursos financeiros, além de diversas doações em espécie e do imperioso trabalho voluntário de muitos irmãos caridosos.

Foi assim, que 21 de abril de 1977, a Associação Lar Espírita Cristão Elizabeth (ALECE), foi constituída com sua sede na Rua Vereador Orlando Falcão, nº 172 - Jardim Praiano – Enseada/Guarujá – SP. Atualmente cadastrada na receita federal com CNPJ 49.185.325.0001-85.

Após sua fundação foram implementados vários projetos, em especial o Projeto Irmãos do Caminho, desde 1977, e a Creche Maria de Nazareth, desde 1989.

Em razão da relevância de seu  trabalho, a ALECE foi reconhecida Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 1.843/1986, Utilidade Pública Estadual pela Lei. 10.519/2000, e atualmente certificada pelo Governo Federal com o CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social). 

Considerando a credibilidade e qualidade de nosso atendimento, desde 2003 a  Prefeitura Municipal de Guarujá mantém convênio com a ALECE para administrar o Núcleo Educacional Infantil Conveniado (NEIC) Creche Maria de Nazareth. No mesmo ensejo, desde 2004, a municipalidade também mantém convênio com nossa entidade para administrar o restaurante popular Tiberio Birolini.

Considerando também o compromisso com nossos assistidos, além dos projetos conveniados com o poder público, a ALECE também administra, com recursos próprios: o Centro Cultural Maria Dolores, desde 2015, Núcleo de Atendimento Psicossocial, desde 2018 e o Projeto Irmãos do Caminho. 

MISSÃO

Contribuir para a transformação pessoal, social do ser, através de ações articuladas com as políticas de assistência social, tendo em vista a proteção da família e dos grupos socialmente vulneráveis. 

VISÃO

 Ser referência nacional na qualidade de atendimento de assistência social, através de soluções locais, palpáveis e mensuráveis que proporcionem condições mínimas de subsistências bem como a ascensão social do ser.

VALORES

A contribuição positiva com a comunidade local, tendo a vista o Humanismo, o Respeito, o Pluralismo, a Espiritualidade, a Solidariedade, a Empatia, a Ética, a Fraternidade, Transparência, o Patriotismo, e o Civismo

 

1
2